Leleu

#e8e2da

domingo, 25 de agosto de 2013

Shoebill

Shoebill

O Shoebill, Balaeniceps rex, também conhecido como Whalehead, é uma grande cegonhacomo o pássaro. Ela deriva seu nome do seu enorme sapato em forma de lei.
A ave adulta é 115-150 cm (45-60) de altura, 100-140 cm (40-55) de comprimento, 230-260 cm (91-125 in) entre as asas e pesa 4-7 kg (8,8- £ 15,5).O adulto é principalmente cinza, enquanto os jovens são marrons. Ele vive em águas tropicais do leste da África em grandes pântanos de Sudão para a Zâmbia.
Esta espécie foi classificada apenas no século 19 quando algumas peles foram trazidas para a Europa. Foi só anos mais tarde que os espécimes vivos chegaram à comunidade científica. No entanto, a ave era conhecida tanto antigos egípcios e árabes. Há imagens egípcias que descrevem o Shoebill, enquanto os árabes se refere ao pássaro como abu markub, o que significa um com um sapato, uma referência ao distintivo do projeto, o pássaro.[carece de fontes?]
Shoebills alimentos em águas turvas, predando peixes, rãs, répteis, como o bebê crocodilos, e pequenos mamíferos. Eles ninho no chão e colocar 2 ovos.
A população é estimada em entre 5.000 e 8.000 indivíduos, a maioria dos que vivem em Darfur. BirdLife International ter classificado como vulnerável às ameaças principais são a destruição do habitat, perturbações e de caça.
O Shoebill é um dos táxons de aves, cujo tratamento taxonômico é tenebroso. Tradicional aliado do cegonhas (Ciconiiformes), foi mantido lá na taxonomia de Sibley-Ahlquist que incluía a um grande número de táxons não relacionados, em sua “Ciconiiformes”. Mais recentemente, o shoebill tem sido considerado mais próximo do pelicanos (baseadas em comparações anatômicas; Mayr, 2003) ou do Garças (com base em evidências bioquímicas; Hagey al. al, 2002). Um estudo recente do DNA sugere que eles fazem parte do Pelecaniformes.[4]
Mas, na verdade, a disputa acabou por ser principalmente um de onde tirar o limite entre Ciconiiformes e Pelecaniformes, ou se a desenhá-lo em tudo. Desde biguás e parentes provavelmente não são realmente Pelecaniformes, uma solução adotada por alguns autores modernos é mesclar o “núcleo” Pelecaniformes com o Ciconiiformes. O Shoebill eo Hammerkop (umbretta Scopus) são os “elos perdidos”que conectam os pelicanos e cegonhas, e incluindo a linhagem pelicano no Ciconiiformes expressa essa forma mais adequada do que outros tratamentos.
Até agora, dois parentes fósseis do shoebill têm sido descritas: Goliathia a partir do início do Oligoceno do Egito e Paludavis do início do Mioceno do mesmo país. Tem sido sugerido que o fóssil de pássaro Africano enigmático Eremopezus era um parente também, mas a evidência para isso é muito falso mesmo. Tudo o que é conhecido de Eremopezus é que ele era um grande pássaro voar, provavelmente, com um pé flexível, permitindo-lhe lidar com qualquer vegetação ou presas.
O estado de conservação
Vulnerável (IUCN 3,1)[1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo Cordados
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Balaenicipitidae
Bonaparte, 1853
Gênero: Balaeniceps
Gould, 1850
Espécie: rex B.
Nome Binomial
rex Balaeniceps
Gould, 1850

Nenhum comentário :

Postar um comentário