Leleu

#e8e2da

domingo, 25 de agosto de 2013

Perereca

Perereca
Que cara
Perereca ou rela é o nome comum que se dá aos anfíbios anuros da família Hylidae. De pequeno porte, caracterizam-se pelos dedos terminados em ventosa, que lhe permitem prender-se a superfícies verticais. São dotadas de membranas elásticas, localizadas entre os dedos e podem realizar vôos de quase dois metros.
Da família faz parte a espécie brasileira Phrynomedusa fimbriata, extinta provavelmente por volta de 1920, posto que não há registros de que tenha sido encontrada desde então. Uma das espécies que está ficando conhecida por sua utilização na medicina tradicional é a Phyllomedusa bicolor da região amazônica com espécies similares na mata atlântica e cerrado.
Na região Norte-fluminense, Campos de Goytacazes, é possivel encontrar pererecas próximas às residências – Hyla semilineata devido a presença de muitas árvores e , até mesmo, lagos formados por fortes chuvas.
Importante lembrar que as pererecas, assim como sapos e rãs , estão sendo banidos devido alterações e destruição de seu habitat e , apesar de causarem certo nojo e pavor, são indicadores de um meio ambiente saudável.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Hylidae
Sub-famílias
Phyllomedusinae

Nenhum comentário :

Postar um comentário