Leleu

#e8e2da

domingo, 25 de agosto de 2013

Golfinho lacustre chinês



Golfinho lacustre chinês
É muito parecido com o boto
O Baiji (também conhecido como Golfinho-lacustre-chinês, Golfinho do Yang-Tsé ou Golfinho Branco) é um mamífero de água doce, da ordem Cetacea, encontrado no rio Yang-Tsé na China. É uma das quatro espécies de golfinhos de água doce restantes no mundo (tal como o Boto, na Amazônia), todas elas em sério risco de extinção.
O Baiji foi considerado extinto em agosto de 2007, após uma busca de 6 semanas no rio Yang-Tsé, em dezembro de 2006, em que não foi encontrado nenhum espécime vivo. No entanto, no dia 19 desse mesmo mês, Zeng Yujiang, um morador de Tonglin, avistou um nas margens do rio e o filmou com o seu telemóvel.
Segundo a Sociedade Zoológica de Londres, caso seja confirmada a sua extinção, será o primeiro cetáceo a desaparecer como resultado direto da influência direta do homem. As causas principais de sua extinção foram a pesca abusiva (uma vez que a região carece de normas que coibam os abusos da atividade), a navegação excessiva, a poluição e a construção de usinas hidrelétricas (incluindo a Três Gargantas), que afectaram grandemente o seu habitat natural.
Estado de conservação
Status none PEW.svg
Em perigo crítico, possivelmente extinta na natureza
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Cetacea
Família:Lipotidae
Género:Lipotes
Miller, 1918
Espécie:L. vexillifer
Nome binomial
Lipotes vexillifer
Miller1918
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição do Baiji

Nenhum comentário :

Postar um comentário