Leleu

#e8e2da

domingo, 25 de agosto de 2013

Orangotango

Orangotango
Porque não evolui
O orangotango (cujo nome vem de duas palavras da língua malaia que, juntas, significam “pessoa da floresta”) é um animal quadrúpede da ordem dos primatas que vive nas florestas da Indonésia e da Malásia.
Têm entre 1,10 e 1,40 m de altura, o que os faz a segunda maior espécie de primata do mundo.
Não existem muitos interesses comerciais em caçar os orangotangos, entretanto a ocupação humana nas áreas florestais de Sumatra e Bornéu colocou os orangotangos na lista de animais ameaçados de extinção. Segundo os cientistas, restam pouco mais de 100 000 orangotangos no mundo, sendo que o rápido crescimento do ritmo de devastação permite fazer a previsão que a extinção da espécie ocorrerá em algumas décadas.
Os orangotangos são animais territorialistas, para demarcar território o macho dá um grito estrondoso que avisa os outros orangotangos para não entrarem em seu território. Os machos adultos são pouco sociáveis, e procuram as fêmeas uma vez por ano, na época da seca. Uma característica sexual notável é o crescimento de “abas” nas laterais da fronte e no pescoço dos machos maduros, o que lhes dá um aspecto bastante peculiar.
As fêmeas vivem em grupos, mas aparentemente sem a mesma hierarquia encontrada em outras espécies de antropóides. Os filhotes nascem após nove meses de gestação, passando a ficar agarrados aos pelos longos das costas da mãe. No ambiente silvestre, a taxa reprodutiva é baixa, o que contribui ainda mais para o risco de extinção.O nome do orangotango é derivado das palavras malaias e indonésias orang que significa "pessoa" e hutan que significa "floresta"6 , portanto "pessoa da floresta".7 Orang Hutan não foi originalmente usado para se referir a macacos, mas sim para humanos que habitam as florestas. As palavras malaias para se referirem a macacos são maias e mawas, mas ainda não se sabe se essas palavras se referem a orangotangos apenas, ou a macacos em geral.
As duas espécies de orangotango são os únicos membros existentes da subfamília Ponginae. Esta subfamília também incluiu os gêneros extintos Lufengpithecus, que viveu no sul da China e Tailândia há 8 a 2 milhões de anos atrás e Sivapithecus, que viveu na Índia e no Paquistão há 12,5 milhões a 8,5 milhões de anos atrás. Estes macacos provavelmente viviam em ambientes mais secos e mais frios do que os orangotangos o fazem atualmente. O Khoratpithecus, que viveu na Tailândia há 7 a 5 milhões de anos atrás, acredita-se a ter sido o parente mais próximo do orangotango. O maior primata conhecido, o Gigantopithecus, foi também membro desta subfamília e viveu na China, Índia e Vietnã, de 5 milhões a 100.000 anos atrás.8 :50 Dentro da superfamília Hominoidea, o gibão divergiu durante o início do mioceno (entre 24,1 e 19,7 milhões de anos atrás, de acordo com o relógio molecular) e os orangotangos se divergiram dos grandes primatas africanos entre 19,3 e 15,7 milhões de anos atrás.9 (Fig. 4)
Taxonomia do gênero Pongo10Filogenia da superfamília Hominoidea9 (Fig. 4)
 Hominoidea




humanos (gênero Homo)


chimpanzés (gênero Pan)



gorilas (gênero Gorilla)



orangotangos (gênero Pongo)



gibões (família Hylobatidae)


As populações de orangotangos nas duas ilhas foram classificadas como subespécies até 19968 :53, quando foram elevadas ao status de espécies, e as três populações distintas de orangotangos na ilha de Bornéu foram elevadas a subespécies do orangotango-de-bornéu. Por consequência o orangotango-de-bornéu também tinha seu genoma sequênciadoOs orangotangos são muito forrageiros e sua dieta varia muito de mês para mês.24 A fruta está entre 65 a 90% da dieta de um orangotango e as que têm mais açúcar ou gordura são as preferidas. Os figos são frutos frequentemente consumidos e são fáceis de colher e digerir. As florestas de planície de Dipterocarpaceae são as preferidas dos orangotangos por causa dos seus frutos abundantes. Os orangotangos-de-bornéu consomem pelo menos 317 tipos de alimentos que incluem folhas jovens, brotos, cascas, insetos, mel e ovos de pássaros.15 24Os orangotangos estão entre os primatas mais inteligentes. Alguns experimentos sugerem que eles podem passar no teste da permanência de objeto.26 Além disso, o Zoológico de Atlanta tem um computador touch screen, onde os seus dois orangotangos-de-sumatra jogam.27 28 O uso de ferramentas foi observado pela primatóloga Birutė Galdikas, tal como os outros Grandes primatas.29
Estado de conservação
Em perigo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Parvordem: Catarrhini
Superfamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Ponginae
Género: Pongo
Lacépède, 1799
Espécie-tipo
Pongo borneo
Lacépède, 1799
Espécies
Orangotango-de-sumatra (P. abelii)
Orangotango-de-bornéu (P. pygmaeus)
Sinónimos
Faunus Oken, 1816 [indisponível]
Lophotus Fischer, 1813
Macrobates Bilberg, 1828
Satyrus Lesson, 1840

Nenhum comentário :

Postar um comentário